Veja como a mente humana é poluída..

Vocês sabiam que a malícia que temos na mente, afeta a forma de vermos as coisas?
Aliás, todas nossas experiências, nosso conhecimento, tudo que vemos, ouvimos e absorvemos todos os dias, servem como mecanismo para nos ajudar a interpretar as coisas.
De certa forma nos influencia e tendencia a entender tudo de acordo com aquilo que estamos acostumados, ou àquilo que nos é conveniente.
Quer ver?

O que você vê além de pessoas na praia, tomando banho de sol, jogando frescobol e disco, e preparando suas toalhas na areia?
isso tudo é coisa da sua mente... hehehe

Análises publicitárias

A semiótica serve para analisar as relações entre uma coisa e seu significado. Vamos utilizar a proposição de Peirce e analisaremos as peças publicitárias seguintes. Primeiridade, Segundidade e Terceiridade.




Primeiridade: menino, máquina fotográfica, museu.
Segundidade: é importante registrar os momentos felizes.
Terceiridade: ao usar uma máquina fotográfica Kodak, todos sorriem para ficar bem na foto, até a monalisa.






Primeiridade: carro e folha.
Segundidade: carro sobre uma folha?
Terceiridade: o carro é o “new beetle” (novo besouro) e besouros andam nas folhas, dando um sentido de “carro verde”, ou seja, não poluente.


 

Primeiridade: mulher e televisão.
Segundidade: a TV está cobrindo a nudez da mulher?
Terceiridade: nenhuma mulher estará nua ou mal vestida se assistir o GNT Fashion.


 


Primeiridade: homem elegante e perfume.
Segundidade: para ficar elegante é melhor se perfumar.
Terceiridade: com Boss Intense não só fica elegante como fica “quente” e atraente.

Ilusão de Ótica - Rostos


Dizem que tem quinze rostos na figura abaixo. Eu só achei quatorze. (o cavalo não vale). Se alguém achar quinze tente postar em "comentários':

Mais uma..


Então..
a imagem é composta por um mexicano a cavalo,
entrando por um tunel.
Também se vê uma pessoa dormindo no chão.
Um córrego que passando por entre o túnel.
E a soma disso tudo?
o que você vê?
Comente..

O que você vê agora?

Essa imagem é composta por
dois cavalos empinando.
Ao fundo, em cores quentes que
representam um fim de tarde ou um pôr-do-sol.
A paisagem é de algumas montanhas,
um pássaro e uma pequena árvore.
Mas a soma desses elementos, formam
uma nova imagem.
É natural que as vezes, a mente não consiga separar as partes do todo.
De acordo com a psicologia das formas, a Gestalt,
o todo é mais importante que a soma de suas partes. Depois que se consegue ver a outra imagem que é formada pelos elementos constituíntes, nosso sistema perceptivo dificulta ainda mais essa divisão, das partes e do inteiro. Ou seja:
quando você percebe a imagem do inteiro
fica dificil separa-la da imagem anterior, as partes(os cavalos...).
Mas depois de um bom treino, fica fácil ver várias imagens em uma só, e sem dificuldades em separar as partes do inteiro.
E então..
O que mais você vê?

Comente..

Imagens e significados

É incrivel a capacidade humana de decifrar e/ou criar significados para as coisas.
Desde músicas, imagens, cenas ou qualquer representação, nos causa sempre uma impressão.
Certamente algumas dessas representações nos permitem chegar a diversas conclusões.
é possivel ver várias imagens numa só?
SIM, é possível.. vou mostrá-los.
Exemplo:

Essa imagem consiste em: uma jovem sentada à beira de uma cachoeira, admirando uma borboleta que está pousada em seu braço esquerdo. Há um grande contraste entre a pele branca e clara da moça, e a parte escura da terra e da natureza. Também se destaca a cor clara nas águas da cachoeira.
Juntando todos esses elementos, nos é visível uma segunda imagem.
O que você vê?
Comente..

Breve Histórico

Assista o vídeo.
Uma breve explanação do que é a semiótica.

Semiótica e Design

Uma análise muito bacana sobre a semiótica. Avalie através do design as formas e figuras e às relacione com a música. É um exercício muito bom.


Valeuu..

Imagem Semiotica

Três tipos de semiótica

1- Semiótica peirceana, uma teoria sígnica do conhecimento que busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo.

2- Semiótica estruturalista/Semiologia. Foco de atenção: signos verbais.

3- Semiótica russa ou semiótica da cultura. Foco de atenção: linguagem, literatura e outros fenômenos culturais, como a comunicação não-verbal e visual, mito, religião.