Análises publicitárias

A semiótica serve para analisar as relações entre uma coisa e seu significado. Vamos utilizar a proposição de Peirce e analisaremos as peças publicitárias seguintes. Primeiridade, Segundidade e Terceiridade.




Primeiridade: menino, máquina fotográfica, museu.
Segundidade: é importante registrar os momentos felizes.
Terceiridade: ao usar uma máquina fotográfica Kodak, todos sorriem para ficar bem na foto, até a monalisa.






Primeiridade: carro e folha.
Segundidade: carro sobre uma folha?
Terceiridade: o carro é o “new beetle” (novo besouro) e besouros andam nas folhas, dando um sentido de “carro verde”, ou seja, não poluente.


 

Primeiridade: mulher e televisão.
Segundidade: a TV está cobrindo a nudez da mulher?
Terceiridade: nenhuma mulher estará nua ou mal vestida se assistir o GNT Fashion.


 


Primeiridade: homem elegante e perfume.
Segundidade: para ficar elegante é melhor se perfumar.
Terceiridade: com Boss Intense não só fica elegante como fica “quente” e atraente.

Ilusão de Ótica - Rostos


Dizem que tem quinze rostos na figura abaixo. Eu só achei quatorze. (o cavalo não vale). Se alguém achar quinze tente postar em "comentários':

Mais uma..


Então..
a imagem é composta por um mexicano a cavalo,
entrando por um tunel.
Também se vê uma pessoa dormindo no chão.
Um córrego que passando por entre o túnel.
E a soma disso tudo?
o que você vê?
Comente..

O que você vê agora?

Essa imagem é composta por
dois cavalos empinando.
Ao fundo, em cores quentes que
representam um fim de tarde ou um pôr-do-sol.
A paisagem é de algumas montanhas,
um pássaro e uma pequena árvore.
Mas a soma desses elementos, formam
uma nova imagem.
É natural que as vezes, a mente não consiga separar as partes do todo.
De acordo com a psicologia das formas, a Gestalt,
o todo é mais importante que a soma de suas partes. Depois que se consegue ver a outra imagem que é formada pelos elementos constituíntes, nosso sistema perceptivo dificulta ainda mais essa divisão, das partes e do inteiro. Ou seja:
quando você percebe a imagem do inteiro
fica dificil separa-la da imagem anterior, as partes(os cavalos...).
Mas depois de um bom treino, fica fácil ver várias imagens em uma só, e sem dificuldades em separar as partes do inteiro.
E então..
O que mais você vê?

Comente..

Imagens e significados

É incrivel a capacidade humana de decifrar e/ou criar significados para as coisas.
Desde músicas, imagens, cenas ou qualquer representação, nos causa sempre uma impressão.
Certamente algumas dessas representações nos permitem chegar a diversas conclusões.
é possivel ver várias imagens numa só?
SIM, é possível.. vou mostrá-los.
Exemplo:

Essa imagem consiste em: uma jovem sentada à beira de uma cachoeira, admirando uma borboleta que está pousada em seu braço esquerdo. Há um grande contraste entre a pele branca e clara da moça, e a parte escura da terra e da natureza. Também se destaca a cor clara nas águas da cachoeira.
Juntando todos esses elementos, nos é visível uma segunda imagem.
O que você vê?
Comente..

Breve Histórico

Assista o vídeo.
Uma breve explanação do que é a semiótica.

Semiótica e Design

Uma análise muito bacana sobre a semiótica. Avalie através do design as formas e figuras e às relacione com a música. É um exercício muito bom.


Valeuu..

Imagem Semiotica

Três tipos de semiótica

1- Semiótica peirceana, uma teoria sígnica do conhecimento que busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo.

2- Semiótica estruturalista/Semiologia. Foco de atenção: signos verbais.

3- Semiótica russa ou semiótica da cultura. Foco de atenção: linguagem, literatura e outros fenômenos culturais, como a comunicação não-verbal e visual, mito, religião.

PEIRCE E TIPOS DE SIGNO

SÍMBOLOS
Não apresentam similaridade com seu objeto - a coisa representada. Representa independente de ligação factual com o objeto, ligações tipo causa-conseqüência. É uma convenção típica. Seu exemplo clássico: letras, palavras, são símbolos. Também são símbolos figuras, objetos, gestos, quando remetem a uma idéia ou a uma significação que não tem, necessariamente, qualquer semelhança objetiva com o aquilo que simbolizam, tal como a cruz simbolizando o Cristo, os dedos em V para dizer "paz e amor" ou o polegar erguido ou ainda a bandeira branca, indicando Paz ou as vestes negras ou brancas indicando luto. Estamos acostumados com esses significados mas não podemos negar que são meras convenções consagradas pelo uso em determinadas culturas.

ÍCONES
Aqui não existe distinção entre o representante e o objeto - o representado. O ícone representa o que representa, seja como for, pelo fato de ser como é. Representa por característica própria que possui, mesmo que seu objeto não exista. As imagens em geral, são ícones. A imagem da lixeira, na área de trabalho do seu computador, representa a lixeira porque é de fato, a figura de uma lixeira tal como nos é possível reconhecê-la.

ÍNDICES
Indícios. São indicativos. Representam algo que não está presente e esta representação decorre de uma relação de causalidade. Todas as sugestões são índices. Pegadas na lama: alguém passou por aqui. Diz o poeta: " ... sua alma subiu ao céu, seu corpo desceu ao mar... " , entende-se, ela morreu se atirando ao mar (Ismália, de Alphonsus Guimarães).